Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

CAIXA VAI FINANCIAR IMÓVEIS PARA RICOS

A Caixa anunciou na segunda-feira 18 que passará a financiar imóveis de até R$ 3 milhões, o dobro do limite de financiamento em vigor até agora, de R$ 1,5 milhão. A medida, que começa a valer já na segunda-feira 25, prevê ainda o financiamento de uma parcela maior do valor do imóvel por meio do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), modalidade que não utiliza dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A cota de financiamento para imóveis usados subirá de 60% para 70% do valor total. E para compra de imóvel novo, construção em terreno próprio, aquisição de terrenos e reforma ou ampliação, a cota passou de 70% para 80%.

Uma das primeiras medidas do governo Temer foi revogar, em 17 de maio, portaria da presidenta eleita Dilma Rousseff que ampliava o programa Minha Casa, Minha Vida, que financia imóveis para a população de baixa renda. Diante de manifestações em todo o país dos movimentos de luta por moradia, o governo interino voltou atrás e relançou a portaria no início de junho.

“Estão criando o ‘Minha Mansão, Minha Vida’. Enquanto a Caixa aumenta o teto de financiamento, o crédito voltado para os mais pobres está com várias restrições. Os bancos privados sempre viraram as costas para a população mais carente, e a Caixa se tornou a esperança dos mais necessitados realizarem o sonho da casa própria. Não vamos permitir mais esse retrocesso de um governo golpista, que atua em prol das classes mais privilegiadas”, diz Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).

TAGS: #Caixa Econômica

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.