O banco Santander teve de cumprir a decisão liminar da Justiça do Trabalho conquistada pelo Sindicato dos Bancários de Uberaba e não abriu as agências bancárias de Uberaba neste sábado (22), após anúncio nacional de abertura de suas 3 mil agências no final de semana.
Além de recorrer a justiça, o Sindicato fez manifestação em quatro agências da cidade, protestando contra a violação da resolução do banco central e da Convenção Coletiva dos Bancários. O banco ainda tentou derrubar a liminar no sábado pela manhã, sem sucesso.
“A tentativa do banco de abrir agências em pleno pico da pandemia do Coronavírus foi totalmente incorreta. Além de violar a legislação, o banco não negociou com os sindicatos e anunciou que não pagaria horas extras”, ressalta o presidente do Sindicato, Diego Bunazar.
Para o movimento sindical, o banco seria assertivo se contratasse mais bancários para atender a população no meio de semana. E contribuiria mais para desendividar a população se baixasse os juros dos devedores de empréstimos e cartão de crédito.
A justificativa do banco para abrir no sábado seria de ajudar as famílias endividadas com renegociação de dívidas e oferecimento de novos créditos ou empréstimos.