Os diretores e conselheiros eleitos da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) realizam nesta quinta (15), às 18h30, uma live para discutir propostas para os fundos de pensão em um eventual governo progressista; o projeto da Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar (Anapar) para aperfeiçoamento do arcabouço legal dos fundos de pensão; e a revisão da tabela PIP (Pontuação Individual do Participante), que aumentará a contribuição do banco no Previ Futuro e o saldo de contas dos associados.
Já a Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar (Anapar) realiza nesta sexta (16), das 9h às 13h, o seminário “Retirada de patrocínio e outros ataques”. O evento será online, via Zoom, e transmitido pelo canal da Anapar no YouTube.
“Um dos grandes avanços das funcionárias e funcionários do BB, na campanha para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com o banco, foi a revisão da metodologia de cálculo da PIP, que se mantém a mesma desde que o Previ Futuro foi criado, em 1998”, explica Wagner Nascimento, diretor eleito de Seguridade da Previ que participará da live.
“Nos últimos anos sofremos diversas tentativas para enfraquecer os fundos de pensão fechados e passar os recursos dos trabalhadores, geridos por essas entidades, para o mercado”, explica o presidente da Anapar, Marcel Barros, que irá conduzir os debates do seminário ao lado da diretoria regional da Anapar MG/ES, Claudia Ricaldoni. “Entre esses ataques estão as tentativas de alterar as leis complementares 108 e 109, propostas ano passado pelo IMK-ME, grupo que reúne entidades do Mercado de Capitais e do próprio Ministério da Economia”, alerta Marcel.
ELEITOS DA PREVI
A edição da live dos diretores e conselheiros eleitos da Previ contará com a participação especial do presidente da Anapar, Marcel Barros, para apresentar as propostas da entidade de aperfeiçoamento do arcabouço regulatório dos fundos de pensão no país. “Nós reunimos especialistas em previdência complementar, economistas, ex-dirigentes de entidades e de órgãos públicos para pensar a Previdência Complementar Fechada em um ambiente de segurança jurídica para os participantes, assistidos, patrocinadoras e entidades”, destaca.
Além do convidado Marcel Barros e de Wagner Nascimento (diretor de Seguridade da Previ), participarão também da live, que será transmitida pelos canais do YouTube Associados Previ, SEEB-DF e TVT, os diretores Márcio de Souza (Administração) e Paula Goto (Planejamento) e a conselheira deliberativa Luciana Bagno.
“As lives fazem parte do compromisso dos dirigentes eleitos da Previ de ampliar a comunicação e a aproximação com os associados”, explica o diretor de administração da entidade, Márcio de Souza. “Nosso propósito com mais esse canal de comunicação, pelo qual os associados e associadas podem participar enviando suas dúvidas e comentários, no chat da live, é fortalecer a transparência da gestão fortalecendo a transparência da gestão”, completa.

