Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BANCOS ENCERRAM SERVIÇO DE TRANSAÇÕES VIA DOC E TEC A PARTIR DO DIA 15

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que instituições financeiras não vão mais ofertar o serviço de transferência via DOC (Documento de Ordem de Crédito) ou TEC (Transferência Especial de Crédito), de uso exclusivo de empresas para pagamento de benefícios a funcionários, a partir da próxima segunda (15).

Os usuários remanescentes de ambas as opções de transferência podem agendar transações até a próxima semana. A compensação do agendamento deve acontecer, no máximo, em 29 de fevereiro. A partir desta data, o serviço será completamente descontinuado.

Segundo Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, a decisão de extinguir ambas as modalidades partiu da demanda dos usuários, que preferem o PIX como principal meio de pagamento.

Apenas no primeiro semestre de 2023, a Febraban registrou 37 bilhões de transações, das quais apenas o equivalente a 0,05% foram feitas via DOC. O Pix lidera a preferência popular, com 17,6 bilhões nos primeiros seis meses de 2023. Em seguida estão os pagamentos com cartão de crédito e débito, com 8,4 bilhões de transações cada, boleto (2,09 bilhões), TED (448 milhões), cheques (125 milhões) e DOC (18,3 milhões).

Lançado em novembro de 2020, o PIX caiu no gosto popular por ser um meio de transferência de dinheiro gratuito e rápido. O dinheiro é recebido pelo destinatário em questão de segundos. Já a compensação de transações via DOC demora um dia depois de o banco receber a ordem de pagamento.

Fonte: Jornal GGN

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.