Nesta segunda – dia 28 de agosto – é comemorado o dia dos bancários. No dia de hoje, a diretoria do sindicato parabeniza todos os bancários e bancárias, pelo seu exemplo de trabalho e dedicação. A data foi criada para lembrar de uma grande vitória da categoria, o reajuste de 31% nos salários, quando os bancos queriam dar apenas 20%. Isso foi em 1951 e a conquista veio depois de 69 dias de paralisação.
O grande presente do sindicato para a categoria este ano é uma comemoração muito especial no próximo dia 16 de setembro. A festa dos bancários será realizado no Centro de Eventos da ABCZ. Terá um animado show musical com a banda Mané Galinha, sorteio de prêmios e “open bar” na festividade. Além do estacionamento gratuito.
Todos associados poderão participar da festa, podendo levar um acompanhante. E crianças até 12 anos não pagam. Demais convidados terão que adquirir convites até um dia antes no sindicato. Os prêmios serão sorteados aos associados às 23h para os presentes na confraternização. Entre os prêmios estão caixas de som e TV.
HISTÓRICO
No dia 28 de agosto de 1951, os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%.
Os índices oficiais do governo na época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria. O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário.
MUITO ALÉM DO REAJUSTE
Mas, além do reajuste, a greve de 1951 também fez surgir sindicatos de bancários em vários pontos do país. Assim, também é indiscutível a importância da greve para a organização da luta da categoria, que de lá para cá obteve muitas outras conquistas.
Outro mérito da greve de 1951, foi a contestação dos dados oficiais do governo. A partir daí, surgiram as bases para a criação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O Dieese nasceu com o objetivo de municiar os trabalhadores com dados estatísticos confiáveis.
DIA ESPECIAL
O dia 28 de agosto também deve ser comemorado pela fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983. Ainda durante a ditadura militar.
“Também hoje, a CUT completa 40 anos de luta pela classe trabalhadora. Tudo que é importante para o trabalhador e para trabalhadora é importante pra CUT. Parabéns bancário, parabéns CUT!”, concluiu Juvandia.
Com informações da Contraf-CUT