Sindicato dos Bancários de Uberaba aprova algumas medidas já tomadas para resguardar a categoria contra a Covid-19 pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban). No entanto, uma lista de medidas visando a prevenção ainda é reivindicada pelo Comando Nacional dos Bancários.
Entre as ações já adotadas estão a implantação de home office de bancários do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e o rodízio de pessoal no Bradesco e no Itaú. “Todas estas medidas são frutos da negociação em nível nacional”, diz o sindicalista, que avalia que as reivindicações atendidas ainda são tímidas.
Diego Bunazar diz que ainda é preciso melhorar as condições para os bancários tendo em vista a grave situação.
Entre as solicitações que anda vêm sendo defendidas pelo Comando Nacional dos Bancários está o fechamento das agências e atendimento somente para serviços essenciais – que vem sendo cumprido apenas pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
As reivindicações também envolvem a disponibilização de máscaras, luvas e álcool gel (atendido em algumas agências); suspensão das metas; home office para todos os bancários com exceção de quem terá que ir às agências para dar suporte ao funcionamento dos caixas eletrônicos, em regime de escala. E mais, os bancários querem a suspensão das demissões, antecipação do vale alimentação e garantia dos acordos e convenções coletivas até 21 de janeiro de 2021.
Para os clientes, as reivindicações são para a suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias; isenção de tarifas para clientes com renda até dois salários mínimos e três transferências eletrônicas por mês para diminuir a contaminação pelo uso de cédulas e ainda que bancos façam campanhas na mídia orientando os clientes sobre o uso dos meios digitais; caixas eletrônicos e os riscos da contaminação da Covid-19. “Estamos colocando a situação sanitária acima das questões econômicas”.
Para esta segunda-feira (30), o Comando Nacional dos Bancários irá levar as reivindicações à mesa para uma nova rodada de negociação com a Febraban.
Fonte: JM Online