Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SANTANDER AMPLIA LUCROS ÀS CUSTAS DE FECHAMENTOS E FRAUDES

O Santander segue atuando no Brasil com total desrespeito aos trabalhadores, clientes e à sociedade. Enquanto amplia seus lucros bilionários, o banco espanhol fecha agências, impõe metas abusivas, demite bancários e promove práticas fraudulentas, especialmente no crédito consignado.

De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Santander lucrou R$ 2,26 bilhões no primeiro trimestre de 2024 no Brasil. A receita com a cobrança de tarifas e prestação de serviços alcançou R$ 5,9 bilhões — valor que cobre mais de duas vezes a folha de pagamento total do banco. Ou seja, o banco arrecada muito mais com tarifas do que investe em sua principal força: os trabalhadores

Apesar disso, a instituição segue fechando postos de trabalho e agências. Segundo dados do Banco Central, em 2023 o Santander encerrou quase 100 agências no país. A maior parte desses fechamentos atingiu regiões periféricas, ampliando a exclusão bancária e comprometendo o atendimento à população, sobretudo nas áreas que mais dependem do serviço bancário presencial.

“É inaceitável que um banco estrangeiro, que opera no Brasil por meio de uma concessão pública, atue de forma tão negligente. Fecha agências, precariza o atendimento e ainda transfere a responsabilidade das fraudes que ele mesmo promove aos seus trabalhadores. Estamos nas ruas e nas regionais justamente para denunciar essas práticas e mobilizar os colegas na defesa do nosso trabalho, do atendimento de qualidade e dos direitos da categoria bancária”, afirmou Wanessa Queiroz, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander.”

Fonte: Contraf-CUT

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.