O Itaú está fechando agências por todo o país, com alegação de que as unidades são deficitárias, o que está causando grande apreensão entre os bancários. Em Uberaba, a agência fechada é a Estádio (3245) – antigo Banestado -, na Leopoldino de Oliveira.
“Com o lucro do Itaú, jamais banco poderia estar fechando em todo o país, prejudicando clientes e bancários, com a alegação de que são deficitárias”, aponta o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Baltazar Luzia.
Para ele, apesar da tecnologia, o Itaú deveria levar em consideração que é uma concessão pública e deve atender todo o conjunto da população, da qual uma parcela significativa não está inserida digitalmente. E o bancário, jamais deveria ter o emprego ameaçado.
Diante do fechamento de agências em todo o país, os sindicatos cobraram esclarecimentos do Itaú. Por sua vez, o banco informou que as agências estão sendo desativadas por questões financeiras e que todos os funcionários serão realocados.
Em Uberaba os bancários estão sendo transferidos para outras agências temporariamente. No entanto, alguns foram “convidados’ a assumir funções em outras cidades. Há rumores sobre mais fechamento de agências do banco na cidade.