Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

GUEDES SUGERE PRIVATIZAÇÃO DO CAIXA TEM COMO BANCO DIGITAL

“A Caixa Econômica Federal tem hoje lá dentro um banco que vale uns R$ 100 bilhões. É um banco valiosíssimo”, declarou o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em tom otimista. “Podemos privatizar e distribuir esses recursos”, afirmou em evento do Tribunal Superior Eleitoral.

O aplicativo “Caixa Tem” foi lançado em 2020 para atender os recebedores do programa emergencial, bancarizando milhões de cidadãos que recebiam auxílios do governo por meio de cartões como o do Bolsa Família. O aplicativo se modernizou e hoje é possível até realizar Pix por meio do app. Atualmente são cerca de 100 milhões de usuários ativos, quase metade da população do Brasil.

O anúncio do Ministro é preocupante. A Conselheira de Administração da Caixa, Rita Serrano já havia indicado em um vídeo em 2020 que banco iria transferir parte de seus investimentos e ativos para uma subsidiária (banco digital), para poder privatizar num segundo momento.

Por outro lado, a forma de privatização do atual governo traz à tona a possibilidade de um sistema de corrupção de bilhões de reais. Nesta semana a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bérgamo informou que integrantes da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) avaliaram que o governo atribuiu um valor de privatização à Eletrobras abaixo do mercado

Os técnicos dizem se tratar de uma avaliação de “black friday”, tamanho o desconto no valor. Eles chegam a afirmar que os números encontrados são “escandalosos”, podendo até levar à recusa do processo.

Com informações do IG

TAGS: #Privatização

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.