“A Caixa Econômica Federal tem hoje lá dentro um banco que vale uns R$ 100 bilhões. É um banco valiosíssimo”, declarou o Ministro da Economia, Paulo Guedes, em tom otimista. “Podemos privatizar e distribuir esses recursos”, afirmou em evento do Tribunal Superior Eleitoral.
O aplicativo “Caixa Tem” foi lançado em 2020 para atender os recebedores do programa emergencial, bancarizando milhões de cidadãos que recebiam auxílios do governo por meio de cartões como o do Bolsa Família. O aplicativo se modernizou e hoje é possível até realizar Pix por meio do app. Atualmente são cerca de 100 milhões de usuários ativos, quase metade da população do Brasil.
O anúncio do Ministro é preocupante. A Conselheira de Administração da Caixa, Rita Serrano já havia indicado em um vídeo em 2020 que banco iria transferir parte de seus investimentos e ativos para uma subsidiária (banco digital), para poder privatizar num segundo momento.
Por outro lado, a forma de privatização do atual governo traz à tona a possibilidade de um sistema de corrupção de bilhões de reais. Nesta semana a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bérgamo informou que integrantes da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) avaliaram que o governo atribuiu um valor de privatização à Eletrobras abaixo do mercado
Os técnicos dizem se tratar de uma avaliação de “black friday”, tamanho o desconto no valor. Eles chegam a afirmar que os números encontrados são “escandalosos”, podendo até levar à recusa do processo.
Com informações do IG