Os bancários de Uberaba também deram seu recado forte aos aos prejuízos e retrocessos que a população terá com atual proposta de reforma da Previdência e cortes do governo federal. Durante o dia 14 de junho, os bancários paralisaram oito agências bancárias das 10 às 12 horas.
A mobilização somou forças com os atos convocados por 12 centrais sindicais e movimentos sociais que reuniram milhares de pessoas em 380 cidades do Brasil. Em Uberaba, além dos bancários, centenas de trabalhadores e estudantes fizeram ato e passeata pelo centro da cidade.
A Greve Geral é um desdobramento da luta unitária das centrais sindicais, movimentos populares e setores progressistas pela educação pública e contra a reforma da Previdência. Os protestos dos dias 1º, 15 e 30 de maio também foram construídos a partir da união de forças democráticas.
Aposentadoria: Mobilização pode ter levado à primeira vitória
As mobilizações da população estimuladas pelos setores sindicais, populares e estudantis podem ter colhido o primeiro fruto no projeto da reforma da Previdência. Relator do texto de comissão da Câmara dos Deputados apresentou proposta esta semana tirando a capilização (privatização) do projeto e atenuou várias prejuízos que o governo havia apresentado. No entanto, nada ainda está definido e a estrutura injusta na mudança foi mantida para análise e votação futura. O governo federal também anunciou que irá enviar nova proposta de capitalização.