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FILAS: BANCOS INSISTEM EM MANTER ATENDIMENTO ALÉM DO ESSENCIAL

A diretoria do Sindicato dos Bancários está buscando iniciativas junto aos bancos para reduzir as aglomerações dentro e fora das unidades bancárias. Desde o dia 16 de março, os bancários – através do Comando Nacional – entregaram à Federação dos bancos uma lista com 17 reivindicações de segurança para a categoria bancária, clientes e usuários.

A principal reivindicação da categoria foi a suspensão das atividades bancárias, com manutenção apenas do atendimento dos serviços essenciais. Na proposta, o atendimento presencial ficaria restrito a casos de extrema urgência, que ocorreria por meio de agendamento. No entendimento do movimento sindical, essa seria a fórmula mais eficaz contras as aglomerações de filas nas agências.

Banco do Brasil e Caixa Econômica atenderam a recomendação dos bancários. Mas os bancos privados – apesar de atender outras demandas de prevenção – estão insistindo em manter o atendimento nas condições anteriores do Coronavírus. Essas instituições não abrem mão de manter metas de vendas exigidas aos bancários e têm pressionado os trabalhadores a realizar negócios, atender empréstimos, seguros, prospecção de clientes, entre outras demandas.

Consideramos importantes as medidas já atendidas pelas empreas: Contingenciamento da entrada de clientes; teletrabalho para todos os bancários no grupo de risco; maior higienização nas agências. Suspensão das demissões em alguns bancos. No entanto, essas medidas são insuficientes, como tem se evidenciado nas filas que estão sendo formadas na porta das agências. Nem mesmo o fornecimento de equipamentos de proteção está sendo feito em todos os bancos.

Também não houve qualquer resposta para as reivindicações dos bancários que beneficiam os clientes e usuários: a suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias e a isenção de tarifas para de transferências eletrônicas (TED E DOC) para clientes com renda de até dois salários mínimos. O objetivo é diminuir a contaminação pelo uso de cédulas e evitar que os clientes se dirijam aos bancos para pagar boletos que vencem no período.

Reafirmamos a necessidade de suspensão das atividades bancárias neste período mais extremo do coronavírus, com atendimento apenas do serviço essencial.

PAGAMENTOS DE BENEFÍCIOS NA CAIXA – No caso dos novos pagamentos do governo federal, que são promovidos pela Caixa, os bancários já solicitaram ao banco que promova o escalonamento de atendimento, inclusive para lotéricas. Além disso, solicita uma campanha maciça de esclarecimento para evitar aglomerações desnecessárias.

Sindicato dos Bancários de Uberaba e região

TAGS: #Saúde

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