Entre os dias 15 e 25 de março, associadas e associados da Cassi vão eleger os novos integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal da caixa de assistência. O Sindicato, juntamente com a ampla maioria das entidades representativas do funcionalismo, apoia a chapa Cassi Para os Associados, composta pelas chapas 6 para o Conselho Deliberativo e 33 para o Conselho Fiscal.
Três grupos disputam o pleito para os mandatos que vão de junho deste ano a maio de 2028. No material de campanha, as chapas 6 e 33 destacam o pedido de apoio das trabalhadoras e dos trabalhadores do BB para “uma assistência melhor” aos associados e associados da Cassi, “com os mesmos ideais daqueles que lutaram pela criação e consolidação da solidariedade” na caixa de assistência, fundada em 1944.
“As chapas 6 e 33 – Cassi para os Associados – têm histórico de luta em defesa do funcionalismo e se comprometem com os princípios da solidariedade e sustentabilidade, para que todos os funcionários, da ativa ou aposentados, pensionistas ou oriundos dos bancos incorporados, tenham direito ao Plano de Associados e uma assistência cada vez melhor”, pontuam os candidatos em material de campanha.
AUMENTAR A REPRESENTATIVIDADE DOS ASSOCIADOS
As chapas 6 e 33, que também tem apoio da Contraf-CUT, defende a ampliação da representação dos trabalhadores dentro da Cassi. Nas últimas eleições, realizadas em 2022, membros do movimento Cassi para os Associados venceram o pleito para as diretorias de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento e para cadeiras nos conselhos Deliberativo e Fiscal.
Mas ainda existe na entidade grupo que, nos últimos anos, implementou uma gestão onde as representações do banco e dos associados acabaram se confundindo, favorecendo os interesses do banco, como explica Alberto Alves Junior, candidato da chapa 6 para Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes:
“Exemplo disso foi a luta que enfrentamos dentro da Cassi, para derrubar o gatilho de coparticipação, que poderia entrar em vigor este ano e sobreonerar o plano para os associados. Vimos neste embate parte dos membros de conselhos propondo a manutenção do gatilho. Mas, felizmente saímos vitoriosos, e o gatilho foi derrubado em dezembro passado”.
Saiba quem são os integrantes da chapa Cassi para os Associados:
Conselho Deliberativo (Chapa 6)
- Alberto Alves Júnior – Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes
- Ana Beatriz Garbelini (titular)
- Maria das Graças C. Machado (titular)
- Alessandro Greco Garcia (suplente)
- Pedro Carvalho Martins Conselho Deliberativo (suplente)
Conselho Fiscal (Chapa 33)
- Pedro Paulo Campos Magno (titular)
- Sybelle Natalle Braga Chagas (titular)
- José Arimatea de Sousa Passos (suplente)
- Thiago Noleto de Pádua (suplente)
VEJA AS PRINCIPAIS PROPOSTAS:
- Integração da saúde do trabalhador com a Atenção Primária, fortalecendo a prevenção em saúde no ambiente de trabalho junto ao Banco do Brasil
- Atenção à saúde da mulher com desenvolvimento de programas específicos
- Assessoria qualificada e melhoria nos processos relacionados a autorizações e reembolsos
- Redução de coparticipação para participantes vinculados à Estratégia de Saúde da Familia e Rede Referenciada
- Defender uma CASSI para todos com a filiação de funcionários de bancos incorporados
- Expansão da Telessaúde baseada na Estratégia Saúde da Família para o interior
- Fortalecimento da presença da CASSI em todos os estados brasileiros, apoiando autogestões locais em busca de benefícios mútuos
- Rede referenciada da ESF integrada à CliniCassi, incluindo clínicas, laboratórios e hospitais de qualidade
- Debate amplo sobre atualizações na tabela e benefícios da LIMACA, integrante da política farmacêutica
Fonte: Com informações da Contraf-CUT