É hoje a assembleia “on line” do sindicato que irá votar a minuta de reivindicações da categoria bancária, apresentada na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A votação será das 19:00 horas até às 23:59 horas. O link de votação será o https://bancarios.votabem.com.br/. Todos os bancários devem participar.
As principais propostas são reajuste com inflação mais aumento real de 5% (INPC na data-base), valorização do VA e VR, manutenção dos empregos, igualdade salarial entre homens e mulheres, jornada de 4 dias, fim das metas abusivas e defesa dos bancos públicos.
Somente após a aprovação nas bases é que se dará início às negociações da Campanha Nacional com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban), para a renovação da CCT e dos ACTs por bancos. A pauta de reivindicações deverá ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no próximo dia 18.
Confira os eixos da pauta de reivindicações definidas na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro:
- Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos
- Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas
- Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro
- Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva
- Ampliação da sindicalização
- Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores
Confira a minuta de reivindicações que estará sendo votada: MINUTA DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CATEGORIA BANCÁRIA 2024
e Pré acordo da negociação 2024
Leia também as minutas específicas do Banco do Brasil e da Caixa: