Desde o dia 15 de novembro, a Caixa Econômica Federal deixou de pagar as indenizações para vítimas de acidentes de trânsito. Isso porque o recurso para o pagamento se esgotou, desde que o Fundo DPVAT (Seguro por Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres) deixou de receber aportes desde 2020.
Segundo a Caixa, de 2021 a setembro de 2023, foram pagos R$ 2,77 bilhões a 636,7 mil vítimas de acidentes de trânsito ou aos seus herdeiros legais. Um projeto de lei complementar para a retomada dos aportes – volta do pagamento do DPVAT – e redefinição do financiamento do Fundo DPVAT (PLP 233/2023) ainda não foi votado pelo Congresso Nacional. Enquanto o PLP 233/2023 não for votado, a sociedade fica sem cobertura em caso de acidente.
Além de prejudicar a população, em especial as vítimas de acidentes de trânsito, a falta de recursos para o DPVAT também teve impactos nos empregados da Caixa de algumas capitais. Por conta da diminuição da demanda de trabalho e falta de recursos, parte dos empregados precisarão ser alocados em outras unidades.
Fonte: Sindicato dos Bancários de São Paulo