Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: MOMENTO DE LUTA EM UBERABA SERÁ NO BAIRRO UBERABA 1

Neste sábado (20) será o Dia da Consciência Negra, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ela é pontuada pelo movimento negro, a partir da década de 1960, como um dia da luta antirracista. Neste ano, as atividades no país também estarão se manifestando contra vários retrocessos que estão sendo promovidos pelos governos, que atacam os projetos que buscam autonomia da população negra e os de reparações dos quase 350 anos de escravidão.

Em Uberaba, o dia da Consciência Negra será comemorado com um show artístico na quadra de esportes do bairro Uberaba 1. O evento terá iniciativas artísticas de circo, oficina de artes plástica, apresentações de roda de capoeira, além de quase uma dezena de artistas confirmados para o período da tarde. O evento é promovido pelo Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU) e várias outras entidades.

As manifestações deste ano terão também como bandeira o ‘Fora Bolsonaro racista’ porque o governo promoveu um desmonte de seguidas conquistas que o movimento negro vinha obtendo ao longo de anos de luta. “Houve corte de verbas para o Programa de Enfrentamento ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, além dos recursos para as comunidades quilombolas, só para citar alguns exemplos”, afirmou o secretário de Combate ao Racismo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Almir Aguiar.

Os sindicatos e a CUT reforçam a convite aos trabalhadores para a participação dos atos do Dia da Consciência Negra. Dez centrais divulgaram carta conjunta sobre as mobilizações pelo #20NForaBolsonaroRacista.

“Superar o racismo é uma exigência fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e justa. Garantir o direito ao trabalho decente e protegido para a população negra é um dos caminhos para a reparação de uma história de exclusão e desigualdade e garantia de futuro diferente”, diz a nota.

TAGS: #Diversidade

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.