Atendendo pedido do Comando Nacional dos Bancários, o Banco do Brasil enviou um comunicado orientando os gestores de unidades voltadas para o atendimento ao público a priorizar os serviços de abastecimento e funcionamento de todos os terminais das salas de autoatendimento. O comunicado informa ainda que o atendimento presencial deve ser prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional para os casos, por exemplo, de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão e os saques benefícios sociais sem cartão.
“O Comando Nacional dos Bancários solicitou que todos os atendimentos presenciais sejam realizados somente com agendamento prévio. O objetivo é evitar a aglomerações que vimos nos bancos nos últimos dias, que colocam os clientes e funcionários em risco de contágio pelo novo coronavírus. Neste momento, é preciso resguardar a saúde e a segurança de todos”, disse a secretária de Juventude e representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) nas negociações com o Banco do Brasil, Fernanda Lopes. “Vamos cobrar o bom sendo dos gestores, para que eles entendam que o atendimento de forma excepcional precisa acontecer com agendamento prévio”, completou a dirigente da Contraf-CUT.
PARA CLIENTES
O Comando também fez reivindicações que beneficiam os clientes e usuários do sistema bancário, como a suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias e a isenção de tarifas para de transferências eletrônicas (TED E DOC) para clientes com renda de até dois salários mínimos. O objetivo é diminuir a contaminação pelo uso de cédulas e evitar que os clientes se dirijam aos bancos para pagar boletos que vencem no período.