A direção do Sindicato dos Bancários de Uberaba se reuniu nesta quinta (8) com o presidente do Procon de Uberaba, Marcelo Venturoso de Sousa. Na pauta, demissões de bancários, possibilidade de fechamento de agências e o efeito dessas medidas na qualidade do atendimento a clientes e usuários do banco.
Desde os anos 90 com as fusões de diversos bancos, o mercado financeiro vem se destacando com a redução de bancos no mercado em contraste com da multiplicação da lucratividade no setor. Esses poucos bancos vêm usando a estratégia de ‘empurrar’ para os serviços digitais, lotéricas e correspondentes bancários, uma grande parcela da população, desestimulando o direito desse público ao atendimento presencial. Não há concorrência para este segmento, mesmo diante de um mercado imenso, conforme evidenciou o pagamento do auxílio emergencial.
Na avaliação do sindicato, o quadro está tendo um novo agravante com a volta das demissões feitas pelos bancos em plena pandemia. O Mercantil do Brasil promoveu demissões no mês de junho, o Santander voltou a demitir na cidade a partir do mês de julho. O banco Itaú também voltou a demitir bancários na cidade nos últimos dias.
“As demissões não somente pioram o desemprego e levam sobrecarga aos bancários que continuam nos bancos. Elas impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado nas agências bancárias. A redução dos bancários leva perda da qualidade no atendimento”, observa do presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Diego Bunazar.
Em manifestação recente na imprensa, o presidente do Procon anunciou a intensificação das fiscalizações diante do quadro de demissões e fechamento de agências em Uberaba. O Sindicato dos Bancários espera somar esforços com o órgão de defesa do consumidor para acompanhar a qualidade de atendimento prestado à população.