O Sindicato dos Bancários e funcionários do banco Itaú protestam neste quarta (15) na porta das agências pelo fato do banco não estar contratando funcionários para atender a nova demanda de trabalho proveniente das contas dos servidores públicos de Minas Gerais.
Em Uberaba houve a paralisação em duas agências. O banco Itaú foi alvo também de um dia de luta dos bancários em todo país por mais contratações e menos demissões.
Em Minas Gerais os trabalhadores do banco tiveram grande aumento na demanda diária com as contas dos servidores. Mas ao invés de contratar mais funcionários, o banco reduziu seu quadro em Uberaba em 10% se comparada a maio deste ano.
“O aumento da demanda deveria ser motivo para o banco fazer a reposição dos funcionários. Mas o que temos visto é o contrário: mais demissões”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Diego Bunazar.
Para o líder sindical, a situação é preocupante. “Além do aumento nas filas, os trabalhadores estão sobrecarregados, as horas extras são excessivas, as equipes estão sem horário certo para o almoço, há acúmulo e sobrecarga de funções”, ressaltou.
O movimento sindical está apreensivo com esta realidade prevendo o que poderá haver problemas em janeiro quando ocorrerá o pagamento integral dos servidores nas contas do Itaú.