As agências bancárias do Bradesco Centro e Fernando Costa em Uberaba amanheceram fechadas nesta sexta-feira, 16 de outubro. As trabalhadoras e trabalhadores paralisaram as atividades até às 12 horas para denunciar à população as demissões que o banco Bradesco promove no mês de outubro, quebrando acordo de não demitir durante a pandemia.
A atividade foi organizada pelo Sindicato dos Bancários de Uberaba e região e está inserida no Dia Nacional de Lutas Contra as Demissões nos bancos privados, que ocorre em todo o País.
“Estamos manifestando nossa indignação com as demissões e a quebra de compromisso do banco. Mas também alertando à sociedade cada demissão feita significa perda de qualidade e capacidade de atendimento à população”, ressalta o presidente do Sindicato dos Bancários, Diego Bunazar.
No primeiro semestre de 2020, o Bradesco teve lucro líquido de R$ 7,626 bilhões, com crescimento de 3,2% no lucro no comparativo entre o 1º e o 2º trimestres do ano, ou seja, aumentou o lucro na pandemia.
Em Uberaba, os bancos Santander, Mercantil do Brasil, Itaú e Bradesco já demitiram durante a pandemia, em processos de reestruturação. 90% das demissões ocorreram com mulheres. “As equipes de trabalho são reduzidas, aumenta a sobrecarga de trabalho dos bancários e há perda na capacidade de atendimento”, detalha o líder da categoria.