Funcionários dos bancos privados (Itaú, Santander, Bradesco e Mercantil) vão realizar encontros nacionais de cada banco nesta quinta (6), na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e em hotéis na cidade de São Paulo. O objetivo principal de cada encontro é tirar uma estratégia para negociar com cada um dos bancos as pautas de reivindicações específicas.
No Encontro Nacional do Itaú, os trabalhadores vão debater emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho, diversidade e previdência complementar. Mas vão ser priorizados no debate, três pontos fundamentais: ramo financeiro, holding Itaú e diversidade e convênio médico.
No Encontro Nacional dos funcionários do Santander, a expectativa é renovar o acordo vigente e avançar nas cláusulas novas. Entre elas, o direito à desconexão, a redução da jornada para quatro dias semanais. E ainda avançar nas pautas, seja dos funcionários neurodivergentes, ou mesmo os funcionários que têm filhos nessa condição, seja autista, TDH, para que se possa minimizar os custos do plano de saúde.
O Encontro Nacional dos bancários do Bradesco será realizado na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Os principais pontos dos debates serão emprego e campanha de mobilização.
Fonte: Contraf-CUT