Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BANCÁRIOS DO ITAÚ APROVAM CRIAÇÃO DA COMISSÃO DE CONCILIAÇÃ PRÉVIA

Em assembleia realizada nesta quarta (30), os bancários do Itaú da base territorial do sindicato dos Bancários de aprovaram a criação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). Todos os participantes da assembleia votaram favoráveis à criação.

A CCV será formada por representantes do banco e do Sindicato e terá caráter extrajudicial, possibilitando aos trabalhadores do Itaú buscar soluções para qualquer pendência, como horas extras, férias, equiparação salarial, entre outras, sem a necessidade de recorrer à Justiça.

Pela CCV, a solução proposta será de maneira alternativa para que trabalhadores façam valer seus direitos, dispensando o ajuizamento de ações trabalhistas. O Sindicato, no entanto, vai continuar também assessorando os bancários com ações trabalhistas, por meio de sua assessoria jurídica, com todo o know-how e conhecimento sendo colocado à disposição dos trabalhadores.

ELEIÇÃO DA FUNDAÇÃO ITAÚ UNIBANCO

Devido à antecipação de feriados em diversos estados do país, a comissão eleitoral divulgou novo calendário das eleições para a Fundação Itaú Unibanco. A nova data da eleição será entre os dias 5 e 13 de maio. Com a alteração, o mandato da diretoria atual, também será prorrogado para mês de agosto de 2021, seguindo orientações da Previc (superintendência nacional de previdência complementar). A posse dos eleitos será no dia 2 de agosto.

“É o nosso futuro que está em jogo, portanto temos que ficar atentos ao novo calendário e às regras do processo, que será de maneira virtual. Como houve alteração na forma de votação, chamamos a atenção do participante, para que ele possa ter tempo hábil para cadastrar sua senha junto à Fundação Itaú Unibanco, caso ainda não tenha uma senha”, ressaltou a dirigente da Fetec-CUT/SP Erica Godoy, atual conselheira deliberativa da Fundação.

SINDICATOS APOIAM A CHAPA 1

Os Sindicatos dos Bancários e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) acreditam que os representantes eleitos devem ser comprometidos com os interesses dos trabalhadores, por isso, apoia a Chapa 1 – “Fundação para todos, o futuro é nosso”, por seu compromisso com a transparência, maior representatividade dos participantes, e melhorias nos planos.

“Os participantes da Fundação Itaú-Unibanco têm uma grande responsabilidade em suas mãos, pois vão eleger os conselheiros deliberativos e fiscais e os representantes nos Comitês de Gestão de cada um dos planos de benefícios. E sabemos que a Chapa 1 é formada por uma ampla representatividade, comprometida com a luta de um futuro melhor para todos”, afirmou Jair Alves, coordenador da COE Itaú.

FIQUEM POR DENTRO

Poderão votar os bancários ativos e assistidos, que sejam participantes da Fundação Itaú e estejam alocados em um plano.

A votação será virtual, somente pelo site: www.fundacaoitauunibanco.com.br, com o participante utilizando sua senha cadastrada junto à Fundação.

A apuração será dia 13/05 e a divulgação dos eleitos do dia 14/05 ao17/05.

Para a votação nos conselhos, o participante vota na chapa. Já para a eleição dos Comitês de Gestão de Planos, o voto é individual.

CHAPA 1 – FUNDAÇÃO PARA TODOS, O FUTURO É NOSSO

Confira, abaixo, a composição da Chapa 1.

• Para o Conselho Deliberativo: Carlos Damarindo (diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo) e Mauri Sérgio (efetivos); e Erica Godoy e Kelly Fernanda, como suplentes.
• Para o Conselho Fiscal: Onisio Paulo Machado e Liliane Oliveira (efetivos); e na suplência por Adriano Campos Rodrigues e Antonio Augusto B de Borges.

Os candidatos aos Comitês de Gestão dos Planos da Chapa 1 são:
• Ativos: Marcelo Abraão (PAC 3); José Geraldo Martins (Prebeg); Maikon Azzi (Futuro Inteligente e Itaubank-Ativos); Marco Antonio Pereira (Itaubanco CD – Ativos); Denia Almeida (Itaulan, Franprev, outros)
• Assistidos: Maria Helena Francisco (Itaubanco CD); Roberto Alvez de Souza (Itaucard); Clarice Torquato (Futuro Inteligente); Carlos Gouveia, o Carlinhos (Pac).

Para a votação nos conselhos, o participante vota na chapa. Já para a eleição dos Comitês de Gestão de Planos, o voto é individual.

Os candidatos formam uma chapa ampla, com representantes de várias regiões do país.

VEJA AS PRINCIPAIS PROPOSTAS DA CHAPA 1

• Previdência para todos: queremos um fundo de pensão privado fechado para todos os funcionários que ainda não possuem um plano de previdência fechada.
• Para aproximadamente 21 mil participantes do plano Itaubanco CD, debater sobre a distribuição de saldo excedente em 2020 do fundo previdencial.
• Criar alternativas para os participantes do Franprev num modelo semelhante ao Itaubanco CD.
• Queremos que os participantes tenham direito a uma vaga na diretoria da Fundação.
• Queremos, no Futuro Inteligente, fazer revisão das condições atuais do plano, introduzindo o Benefício Mínimo e análise do valor da UP.
• Reabertura da migração do PAC para o Itaubanco CD.
• IJMS – mais transparência.
Fonte: Contraf-CUT

TAGS: #ITAÚ

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.