Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

BANCÁRIOS APROVAM A PROPOSTA DO SAÚDE CAIXA

Bancários da Caixa Econômica Federal que atuam na base do sindicato aprovaram a proposta de acordo coletivo para o Saúde Caixa, em assembleia “on line” realizada nesta terça (5). 57% dos votantes foram a favor da proposta.

O acordo aprovado conseguiu zerar todo o déficit de 2023, sem a necessidade de parcelas extraordinárias. Além de manter a contribuição dos titulares em 3,5% da remuneração base. “Ninguém gostaria de ter aumento, mas, dado o cenário projetado de déficit, foi uma proposta equilibrada”, explicou a coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa), Fabiana Uehara Proscholdt.

A maioria das assembleias pelo país aprovou a proposta. Para suprir o déficit projetado de R$ 660 milhões em 2024, a Caixa projetava reajustar, já a partir de janeiro, a contribuição para 6,46% da remuneração base para os titulares, mais 0,67% por dependente, o que daria um teto na RB de 7,8% (titular mais dependentes diretos limitado a dois conforme regra vigente).

A LUTA TERÁ CONTINUIDADE

A luta em defesa do nosso plano de saúde, que é uma das maiores conquistas da categoria, continua após a assinatura do acordo. Vamos nos manter mobilizados para derrubar o teto de gastos com a saúde dos empregados pela Caixa –fixado em 6,5% da folha de pagamentos–, cobrar melhorias na rede de atendimento e barrar qualquer medida que comprometa a sustentabilidade do Saúde Caixa”, reforçou Fabiana Uehara.

REVOGAÇÃO DO CGPAR 42

Uma manifestação de bancários, petroleiros, carteiros e outros trabalhadores de estatais em frente Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no último dia 29, pressionou o governo federal a revogar a CGPAR 42 (Resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União). A medida limita em até 50% o custeio das estatais aos planos de saúde dos seus trabalhadores.

A luta conquistou avanços na negociação com o governo. Representantes dos trabalhadores e os deputados federais Reimont (PT-RJ), Glauber Braga (Psol-RJ) e Jandira Feghali (PcdoB-RJ), foram recebidos pela Secretária de Coordenação das Empresas Estatais, Elisa Leonel. No encontro ficou acordado um prazo, até 1º de março, para uma comissão formada por representantes dos trabalhadores e da coordenação de estatais debaterem e formularem uma nova proposta de normativo. A primeira reunião do grupo ficou agendada para o dia 7 de dezembro.

Fonte: Com informações da Contraf-CUT

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.