Os bancários de Uberaba e região (filiados ou não) votam em assembleia do sindicato nesta quinta (13) a minuta de reivindicações apresentada na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro. A assembleia será na modalidade virtual/remota com votação das 19:00 horas até às 23:59 horas. O link de votação será o https://bancarios.votabem.com.br/
Entre as prioridades apontadas pela categoria estão o reajuste com inflação mais aumento real de 5% (INPC na data-base), valorização do VA e VR, manutenção dos empregos, igualdade salarial entre homens e mulheres, jornada de 4 dias, fim das metas abusivas e defesa dos bancos públicos.
Somente após a aprovação nas bases é que se dará início às negociações da Campanha Nacional com a Federação Nacional do Bancos (Fenaban), para a renovação da CCT e dos ACTs por bancos. A pauta de reivindicações deverá ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no próximo dia 18.
CONSTRUÇÃO COLETIVA
A definição da pauta final de negociação começou no mês de abril, com a consulta aos bancários e os debates nas conferências estaduais. E foi definida na 26ª Conferência Nacional, em São Paulo, com cerca de 600 delegados que representaram trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o país.
Quase 47 mil bancários responderam à consulta nacional sobre as prioridades da Campanha. Quando perguntados sobre as prioridades em relação às cláusulas econômicas, na qual os bancários poderiam marcar três opções, a mais citada foi o aumento real nos salários (93%), aumento da PLR (63%), seguido por reajuste diferenciado do VR e VA (51%). Em relação às cláusulas sociais, a resposta mais frequente foi a manutenção dos direitos (70%); seguida do tema emprego (49%); combate ao assédio moral (45%) e jornada de 4 dias (42%).
Outro dado que chama muita atenção é o uso de medicamentos controlados, como ansiolíticos, antidepressivos e estimulantes, pela categoria bancária. Mais de um terço dos bancários (39%) respondeu à consulta que utiliza esses medicamentos.
A cobrança excessiva pelo cumprimento de metas gera consequências para os trabalhadores: 67% dos participantes apresentam preocupação constante com o trabalho; 60% com cansaço e fadiga constante; 47% crises de ansiedade e pânico. A redução de emprego na categoria somada ao modelo nefasto de cobrança de metas e assédio moral e a alta tecnologia gerou um ambiente propício ao adoecimento da categoria principalmente em doenças mentais e comportamentais.
A defesa do emprego é uma das prioridades da Campanha 2024. Temos a oportunidade de avançar no tema do emprego, onde a categoria bancária está reduzindo a passos largos. Nos últimos 10 anos, foram extintos cerca de 78 mil empregos bancários e mais de 6 mil agências tradicionais. Este cenário amplia a intensidade de trabalho do bancário. Assim, é fundamental o aprofundamento da discussão sobre a importância da jornada de quatro dias de trabalho que tem potencial para geração de emprego e tende a melhorar qualidade de vida e inúmeras questões de saúde que afligem os bancários.
A seguir, os eixos da pauta de reivindicações aprovados na 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro:
- Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos
- Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas
- Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro
- Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva
- Ampliação da sindicalização
- Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores
Confira o edital da assembleia:
EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Uberaba e Região, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 25.448.044/0001/00, Registro sindical nº DNT 10.319/41 por seu presidente abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, para a assembleia geral extraordinária que se realizará no dia 13 de junho de 2024 com plenária remota das 19:00 horas até às 23:59 horas da seguinte forma: Assembleia virtual/remota com votação das 19:00 horas até às 23:59 horas do mesmo dia pela plataforma VOTABEM https://bancarios.votabem.com.br disponibilizada pela CONTRAF conforme informações contidas no site www.bancariosdeuberaba.com.br onde estarão disponíveis todas as informações necessárias para a deliberação acerca da seguinte pauta: 1. Autorizar a diretoria do Sindicato a negociar e celebrar Convenção Coletiva de Trabalho, Convenção Coletiva sobre Participação dos Empregados nos Lucros e/ou Resultados dos Bancos, Convenção Coletiva de Trabalho sobre Relações Sindicais, Convenção Coletiva sobre Cooperativas e Acordos Coletivos de Trabalho aditivos à CCT e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto; 2. Deliberar sobre aprovação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta da Pauta de Reivindicações da categoria bancária, data-base 1º de setembro, definidas na 26ª Conferência Nacional dos Bancários que inclui desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada (contribuição negocial).
Uberaba MG 12 de junho de 2024.
DIEGO AUGUSTO DOS SANTOS BUNAZAR
Presidente