Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

NOVEMBRO AZUL: A IMPORTANTE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

A campanha Novembro Azul é uma iniciativa em prol da saúde masculina, que visa conscientizar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata, um dos tipos mais comuns entre os homens.

O câncer de próstata é um tumor maligno que se desenvolve na glândula prostática, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. Geralmente, ele cresce de forma lenta e no início não causa sintomas, o que dificulta o diagnóstico sem exames de prevenção adequados. Já quando a doença está mais avançada, os sintomas englobam dificuldade para urinar, ter a sensação de bexiga sempre cheia e até sangue na urina.

Em 2023, o câncer de próstata causou 17 mil mortes no Brasil, cerca de 47 pessoas por dia. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para o crescimento global dos casos, num número que pode atingir 2,9 milhões em 2040, conforme estimou a revista científica Lancet. Neste ano de 2024, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) prevê 72 mil novos casos no Brasil.

“A doença, em seu estágio inicial, raramente apresenta sintomas, o que reforça a importância dos exames de rotina, como o PSA e o toque retal. Quando aparecem sintomas como dificuldade para urinar, necessidade de urinar mais vezes à noite, e a presença de sangue na urina, deve ser investigado o quanto antes”, ressalta o urologista Ivan Selegatto.

O urologista lembra que é necessário conhecer os fatores de risco para essa doença: “Homens acima dos 50 anos, com histórico familiar de câncer de próstata, além de afrodescendentes, têm um risco aumentado para desenvolver a doença. Nesses grupos, a orientação é que os exames de rastreamento comecem mais cedo, a partir dos 45 anos”. O médico afirma que a obesidade e o sedentarismo também podem contribuir para o desenvolvimento do câncer.

Fonte: TVT News

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.