A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) lançaram a Agenda Político-Institucional 2024 e do Caderno dos Estados 2024, nesta terça (28), no salão nobre da Câmara dos Deputados. Os lançamentos ocorreram após cerimônia de homenagem à Fenae pelos seus 53 anos.
As publicações são instrumentos de luta e de demonstração da importância da CAIXA e seus empregados para todo o país. A Agenda Político-Institucional 2024 reúne 118 projetos em tramitação no Congresso Nacional que impactam diretamente a categoria bancária, a CAIXA e serviços oferecidos à população. Já o Caderno dos Estados 2024 apresenta o desempenho da CAIXA em 2023 com dados detalhados sobre sua atuação social.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, ressaltou a importância desses lançamentos, destacando o papel crucial dos empregados da CAIXA na implementação de políticas públicas. “Se afeta a CAIXA, afeta diretamente a proteção da população brasileira. Nosso compromisso se mantém firme para que nenhum projeto prejudique o banco público e social, seus empregados e a população”, afirmou em seu discurso.
Juvandia Moreira, presidenta da Contraf/CUT, agradeceu a parceria da Fenae neste lançamento e por toda a luta pela classe trabalhadora. “Não dá para pensar o Brasil sem a CAIXA, tão presente na vida dos brasileiros e da nossa nação”. Ela lembrou o trabalho imprescindível dos empregados n o pagamento do auxílio emergencial, especialmente no período mais crítico da pandemia.
A cerimônia de lançamento contou com a presença dos deputados Tadeu Veneri (PT/PR) e Erika Kokay (PT/DF), que é bancária da CAIXA e foi a requerente da homenagem à Fenae. A parlamentar também propôs a realização de uma audiência pública para debater os materiais lançados
Fonte: Contraf-CUT