Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

FETRAFI-MG COBRA MELHORIAS NA COMPENSAÇÃO DE HORAS DO MERCANTIL

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas (Fetrafi-MG) se reuniu nesta quarta (22), com os representantes do Banco Mercantil e diretores do Sindicato de Belo Horizonte para discutir uma proposta de acordo coletivo referente a banco de horas para as funcionárias e funcionários.

O banco apresentou uma proposta em que, entre outras cláusulas, a compensação de horas será realizada através da redução do expediente ou ausência ao trabalho. Isto ocorrerá conforme previamente acordado com o gestor, respeitando o prazo máximo de seis meses a contar do fechamento do banco de horas referente ao mês em que as horas extras ocorreram.

Em contrapartida, quando a compensação não puder acontecer dentro do prazo, as horas serão remuneradas como extraordinárias, com o acréscimo do adicional legal ou convencional. A Comissão de Organização dos Empregados (COEBMB) irá se reunir na próxima sexta-feira, 24 de novembro, para deliberar sobre essa proposta.

Há algum tempo, o Mercantil realizou acordos individuais sobre banco de horas com os funcionários, sem a participação dos sindicatos. Esta decisão está sendo contestada junto ao Ministério Público, solicitando que haja a retomada das negociações em prol de um acordo coletivo com representação sindical.

“Os sindicatos reafirmam o compromisso com os direitos dos funcionários do Mercantil e a disposição em negociar um bom programa que possibilite, dentre outras vantagens, que o trabalhador possa tirar um ou mais dias para resolver assuntos pessoais, sem ter qualquer imposição do banco ou prejuízo em seu salário”, ressaltou Vanderci Antônio da Silva, funcionário do Mercantil e diretor do Sindicato.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.