Nesta quarta 25, o governo federal anunciou a troca da presidência da Caixa. Rita Serrano será substituída por Carlos Antônio Vieira Fernandes no comando do banco público.
A presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, criticou a troca: “É ruim a substituição de uma mulher por um homem na presidência da Caixa. E não vamos aceitar que a política do governo passado seja implementada na empresa, como o desmonte da empresa e da sua função de banco público. Nem retrocessos na política da gestão de pessoas”
O novo presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes, é economista e servidor do banco público. Esteve à frente da Funcef, o fundo de pensão dos funcionários da Caixa, entre 2016 e 2019, nos governos Temer e Bolsonaro.
Ele assume o banco público em um momento no qual estão em curso importantes negociações com as entidades representativas dos empregados da Caixa, entre elas a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico sobre o Saúde Caixa; e a questão das funções minuto.
Com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo e Contraf-CUT