A 23ª Conferência Estadual. Bancárias e bancários de Minas Gerais refletiu sobre a atual conjuntura e os desafios relacionados ao emprego, assim como puderam analisar os balanços dos bancos, que servirão de base para as negociações coletivas.
ENFRENTAMENTO À POLÍTICA DA MORTE
A deputada estadual Beatriz Cerqueira falou sobre o atual momento político de Minas Gerais, com o governo Zema que implementa políticas em consonância com o governo federal. Neste contexto, o que se vê são ataques a tudo o que é público e tentativas de estrangular os movimentos sociais e os espaços de participação popular.
“Não temos políticas públicas para proteger os mais vulneráveis, de distribuição de renda, de amparo à agricultura familiar, habitação ou diversificação da economia”, afirmou, reforçando que é preciso somar forças para dar visibilidade à situação e realizar o enfrentamento à política da morte.
Na mesma linha, o deputado federal Patrus Ananias denunciou o projeto de desmonte do governo Bolsonaro, que busca reescrever a Constituição e ataca seus princípios mais básicos. “Submetem o Estado aos interesses do mercado, que passa a controlar o projeto nacional e deixa de lado a soberania e a busca do bem comum. Querem um Estado mínimo para as políticas públicas, mas um Estado forte para beneficiar o grande capital”, destacou.