Os bancos Itaú e Santander informaram ao Comando Nacional dos Bancários que acataram a reivindicação e que não demitirão trabalhadores enquanto a pandemia gerada pelo novo coronavírus (COVID-19) não for dissipada.
“É uma grande conquista a suspensão das demissões no Itaú e Santander durante a pandemia. Vemos vários setores anunciando ou realizando desligamentos”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. “Isso é fruto da luta de uma categoria que se organiza nacionalmente e se mantém unida”, completou a presidenta da Contraf-CUT.
OUTRAS CONQUISTAS
* Negociação coletiva já possibilitou que mais de 200 mil bancários no grupo de risco fossem liberados para o trabalho em casa (home office);
* Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram que vão manter apenas os serviços essenciais
* Santander, Itaú e Bradesco estão adotando medidas de contingenciamento na entrada das agências. E o Bradesco está fazendo rodízio de funcionários
* Os bancários também conquistaram a antecipação do 13º em alguns bancos, como forma de garantir renda e ajuda aos familiares.
* Melhorou a higienização nas agências após a cobrança dos bancários
O Comando Nacional dos Bancários quer que todos os bancos atendam somente os serviços essenciais neste período de pandemia.