Após a implantação de medidas anunciadas pelo banco Santander como prevenção ao Coronavírus, a diretoria do Sindicato dos Bancários de Uberaba e região questionou o setor de relações sindicais do banco.
O banco fechou a agência central da Avenida Leopoldino de Oliveira (onde funcionou o Banespa) e transferiu os funcionários para outras agências. No entanto, não promoveu o contingenciamento dos funcionários (menos de 10% do quadro está em home office ou banco de horas, por exemplo), conforme anunciou aos clientes como medidas necessárias de combate ao Coronavírus.
Para o Sindicato, fechar agência e não promover o contingenciamento é uma medida pela metade e pode ter o efeito inverso do que foi previsto. Ou seja, aumentar o fluxo e aglomeração nas agências – de funcionários e clientes – principalmente no começo do mês, quando ocorre pagamentos dos aposentados.
“O entendimento que temos é que, ao tomar a medida dessa maneira, “meia-boca”, o Santander está apenas fazendo um laboratório para fechamento definitivo de uma das agências na praça. E o pior, debaixo de um discurso de prevenção contra a Covid-19″, analisa o presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Diego Bunazar.
A Relações Sindicais do banco respondeu ao sindicato que parte das medidas seria implantada apenas onde houver feriados prolongados. E o sindicato informou que vai acompanhar de perto as mudanças e denunciar quando houver filas e aglomerações geradas nesse período.