O Santander informou ao movimento sindical que proibiu a utilização do aplicativo WhatsApp Business para tratar de assuntos relacionados ao banco, e que as reuniões institucionais são realizadas via aplicativo Microsoft Teams. A nova diretriz do banco é resultado de cobrança das entidades que, por sua vez, teve origem em denúncias de bancários.
De acordo as denúncias, gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco. Porém, o telefone continuava funcionando depois do expediente e nos finais de semana. Além disto, a utilização de telefone próprio pode caracterizar infração à Lei Geral de Proteção de Dados.
Em reunião com representantes dos bancários, o banco informou que está proibida a utilização do aplicativo. Também informaram que o número de telefone fixo da mesa, que antes era no banco, agora foi transferido ao canal do Superlinha, segundo o Santander para facilitar o acesso e atendimento aos clientes via canais digitais.
O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na Academia Santander, caso o bancário utilize o aplicativo para conversas com o cliente. O banco também se comprometeu a disponibilizar o guia para o movimento sindical e reorientar funcionários, especialmente gerentes.