O alerta feito aos bancos em Uberaba pelo Programa de Defesa do Consumidor (Procon) parece não ter sido suficiente para sensibilizar as direções das instituições financeiras. Conforme informações extraoficiais que chegaram ao sindicato, o Banco do Brasil planeja uma mudança audaciosa que deve provocar mais aglomeração e risco de contaminação nas agências.
A ideia do banco que poderá estar sendo implantada é de fechar o atendimento de caixas da agência Guilherme Ferreira, que recentemente recebeu as contas da agência Abadia, fechada em abril pelo Banco do Brasil. O fechamento de agências – que faz parte do projeto de reestruturação da instituição – já levou a um enorme prejuízo para os clientes e usuários da agência Abadia, que passaram a conviver com filas e demora no atendimento no novo endereço.
A restruturação do Banco do Brasil foi denunciada amplamente pelos Sindicatos dos Bancários. As mudanças foram feitas sem qualquer negociação ou diálogo com clientes, trabalhadores e a comunidade. Até o aviso de fechamento das unidades foi feita pela denúncia dos sindicatos. “Faltou transparência”, denunciaram os sindicatos.
“As multas e atuações do Procon são sinais de alerta aos bancos, indicando que a sociedade quer que as instituições financeiras melhorem o atendimento e evitem ao máximo o risco de contaminação da população e funcionários. Mas vemos os bancos agindo de forma contrária à ação do órgão de defesa do consumidor, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários, Diego Bunazar.
FECHAMENTO DE AGÊNCIAS E LIMITAÇÃO DE ATENDIMENTO
Além de fechar atendimentos, demitir funcionários (reduzindo o quadro de atendimento), os bancos estão cada vez mais limitando o atendimento da população aos caixas bancários nas agências.
No caso do Banco do Brasil, além de planejar uma estratégia de limitação de atendimento aos caixas na cidade, o banco esta fazendo que clientes da agência fechada na cidade de Campo Florido tenham que ir até Conceição das Alagoas para serem atendidos. E que clientes de Nova Ponte tenham que se dirigir a Uberaba para ter acesso direto ao atendimento de caixa do banco.
Segundo denúncia do sindicato, os bancos tomaram o caminho nos últimos anos que tem como consequência prejudicar os clientes, a cidade e os bancários em troca da redução de custo, perda de qualidade e aumento da lucratividade. E as mudanças estariam sendo feitas com mais vigor neste momento para aproveitar o momento da pandemia.