Os funcionários do Banco do Brasil realizam neste final de semana seu 31º Congresso Nacional. A abertura solene, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), será realizada na sexta (10), a partir das 19h, de forma conjunta com os congressos da Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil e Banco da Amazônia.
Após a abertura solene conjunta, os funcionários do Banco do Brasil voltam a se reunir no domingo (12), a partir das 9h, para debaterem sobre questões de organização do Congresso. Em seguida, serão realizadas três mesas de debates sobre o papel desempenhado pelo Banco do Brasil na política de crédito para micro, pequenos e médios empresários, assim como para a agricultura familiar; sobre os ataques do sistema financeiro e do governo federal às empresas públicas, aos planos de previdência complementar e saúde suplementar; e sobre a construção de uma frente política em defesa do Banco do Brasil e de seu papel nas políticas sociais e econômicas de estados, municípios e setoriais.
“Além da abertura, os debates e seminários serão transmitidos ao vivo, possibilitando a participação de um maior número de bancários”, explicou o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, João Fukunaga.
O 31º CNFBB será encerrado com uma planária final, onde será debatido sobre o calendário de lutas e mobilização para Campanha Salarial Unificada, como também de uma Campanha Nacional em Defesa do Banco do Brasil.
Os debates e resoluções aprovados no 31º CNFBB serão levados para a 22ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá nos dias 17 e 18/7, que define a minuta de reivindicações e a estratégia da campanha nacional da categoria.
Fonte: Contraf-CUT