Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SINDICATOS PROTESTAM CONTRA NOVA DIREÇÃO DA FETRAFI-MG

Cinco dos oito sindicato que formam a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeira de Minas Gerais (Fetrafi-MG, filiado à CUT) divulgaram uma nota de protesto do resultado do Congresso dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas, ocorrido entre os dias 2 e 5 de maio em Sete Lagoas (MG).

A nova direção eleita para a Federação terá a representação de apenas três sindicatos, enquanto nas outras diretorias, todos os oitos sindicatos tinham participação na composição da federação. O resultado das negociações não foi satisfatório para boa parte dos presentes: 31 dos 66 delegados votaram contra a chapa inscrita, que acabou eleita.

“De nossa parte tentamos, não apenas no congresso, a busca pela representatividade, pela composição e principalmente, pela unidade. Mas resta claro que foi um congresso de contradições nos objetivos, contrapondo a busca pelo poder à construção da unidade”, diz a nota assinada pelos Sindicatos dos Bancários de Juiz de Fora, Uberaba Ipatinga, Divinópolis e Cataguases.

 Confira a nota na íntegra:

 3° CONGRESSO DA FETRAFI-MG/CUT: O OUTRO LADO DA HISTÓRIA

Não há o que se comemorar. Se de 8 sindicatos, 5 ficaram de fora da composição da nova direção da Fetrafi-MG/CUT, resta claro que foi um congresso de contradições nos objetivos, contrapondo a busca pelo poder à construção da unidade.

De nossa parte tentamos, não apenas no congresso, a busca pela representatividade, pela composição e principalmente, pela unidade.

O equilíbrio necessita de pesos, contrapesos e muito bom senso. Quando se veta entidades ou pessoas não se busca equilíbrio, tão somente a soberba.

O antigo mas tão necessário fundamento do consenso progressivo (alicerce da Articulação Sindical/CUT, corrente a qual todos nós pertencemos) deu lugar à ainda mais antiga, matemática das garrafinhas. 31 dos 66 delegados votaram contra a chapa inscrita.

A unidade que existia se fiava, antes de tudo, em confiança, respeito, equidade e compromisso de luta. Não imaginávamos que essas bases fossem frágeis, até porque nos trouxeram tão longe. O adesismo a preço de secretarias marcou a cisão do acordo tácito  duramente construído após anos de divisão. Esse foi o vitorioso do congresso.

Em 3 dias a luta de classes foi um mero espectador, e sucumbiu ao levantar de crachás. A história cobra de bons e de maus.

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências.” (Pablo Neruda)

SEEB Cataguases e Região

SINTRAF Divinópolis e Região

SEEB Ipatinga e Região

SEEB Uberaba e Região

SINTRAF Zona da Mata e Sul de Minas (Juiz de Fora)

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.