Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

SETEMBRO AMARELO ACENDE ALERTA DE QUE É PRECISO FALAR SOBRE SAÚDE MENTAL

O Setembro Amarelo é um mês de conscientização sobre a saúde mental da população. Trata-se de uma campanha contra o estigma e o tabu que ainda cercam a temática do suicídio, uma realidade que atinge milhares de pessoas todos os anos no mundo. Neste ano, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”.

Conversar sobre o tema, estar atento aos sinais, ter empatia e oferecer ajuda às pessoas com quem convivemos é fundamental. Sabe-se que, praticamente, todos os casos de suicídio estavam relacionados a doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Sendo assim, poderiam ter sido evitados com atendimento médico adequado e mais informação.

O adoecimento mental é algo que afeta, profundamente, a categoria bancária no Brasil. A gestão abusiva pelo cumprimento de metas vem levando trabalhadores ao limite: 24% dos afastamentos por doenças mentais, no país, ocorrem entre bancários, enquanto a categoria representa 1% do emprego formal.

O movimento sindical tem tratado o tema com seriedade nas negociações com os bancos e lançou, em 2023, a campanha “Menos Metas, Mais Saúde”. Com diversas ações ao longo dos meses, o objetivo é sensibilizar a sociedade e os trabalhadores, assim como cobrar atitude de empresas e órgãos reguladores, por práticas mais saudáveis no ambiente de trabalho.

Informe-se, esteja atento ao próximo e cuide-se sempre!

Fonte: Contraf-CUT e Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte

Leave a comment

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.