O fato ocorreu na tarde desta terça (1) quando um servidor do CODAU tentava atendimento na agência central do Banco do Brasil. Segundo o agressor sua intenção era desbloquear o cartão do banco. No entanto, houve demora no processo por conta de uma queda no sistema da instituição financeira.
O bancário que executava atendimento na linha de frente da agência – na sala dos caixas eletrônicos – tentou dialogar com o servidor, que manifestou irritação e tentativa de danificar móveis e utensílios da agência. No entanto, acabou recebendo golpes de capacete.
A diretoria do Sindicato condenou a agressão e manifestou total solidariedade ao bancário. Para o sindicato, o banco falhou em não aumentar o número de vigilantes nas agências durante o pagamento de salários dos servidores públicos.
Desde que o Banco do Brasil assumiu as contas da Prefeitura, o sindicato tem colhido relatos de formação considerável de filas, falha no sistema da instituição e exaltação dos clientes. Na semana passada, a Superintendência Regional do Banco já havia sido cobrada pelo sindicato para melhorar as condições de trabalho e segurança nas agências.
Mas ao invés de fortalecer os vigilantes nas agências, o banco teria solicitado apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal, que até onde se sabe, não compareceram. E após a agressão, mesmo se comprometendo com o Sindicato, a Superintendência não acionou por sua conta o reforço da vigilância nas agências, apenas concedeu liberdade aos gerentes das unidades para solicitarem (ou não) mais vigilantes.
Para o Sindicato, é inadmissível uma agressão como esta e que o banco tem de resolver a situação sem ficar “passando a bola para subordinados”, empurrando para frente a solução do problema.